Topo

Feira vai levar arte ibero-americana para as ruas de Caracas

24/05/2011 17h46

Caracas, 24 mai (EFE).- A Feira Ibero-Americana de Arte completa em 2011 20 anos com o objetivo de tomar os espaços públicos da capital venezuelana com intervenções urbanas a partir do próximo dia 15 de junho, informou nesta terça-feira o comitê organizador do evento.

Durante cinco dias o evento espera "transformar a cidade de Caracas em uma festa", e fazer com que os cidadãos combatam o "medo" de sair às ruas, afirmou à Agência Efe Ana Josefina Vicentini, integrante do comitê organizador da exposição.

Os organizadores declararam que todos os órgãos estatais foram convidados a participar da feira, embora as entidades que participam e patrocinam a feira sejam apenas os municípios de Baruta e Sucre e o Governo do estado de Miranda, todos administrados por opositores de Hugo Chávez.

O prefeito de Baruta, Gerardo Blyde, participou da cerimônia de apresentação da feira, que conta com o apoio do setor privado, e convidou todos os venezuelanos a comparecer ao evento de arte "mais importante de todo o país", classificada por ele como "a sobrevivente".

"São dias em que podemos transformar esse cotidiano tão pesado dos caraquenhos e dos venezuelanos em geral, e abrir o espírito à liberdade", disse Blyde.

Após a apresentação oficial, Vicentini ressaltou que também serão realizadas intervenções em espaços abertos. "Muitas vezes as pessoas tem receio de entrar em um espaço que não estão acostumadas a frequentar", afirmou, acrescentando que a partir do dia 15 as ruas caraquenhas terão outras atrações "além do trânsito e da violência".

Segundo Vicentini, a FIA conseguiu, "apesar das circunstâncias que afetam ao país, ser uma feira importante dentro do continente" e ganhar um posto no circuito artístico internacional.

A FIA 2011 contará apenas com expositores do continente americano, embora esteja programada uma homenagem a artistas estrangeiros que passaram pelas edições anteriores da feira.

Vicentini ressaltou que o evento é uma oportunidade para o público venezuelano "ampliar seus horizontes" com os 33 expositores de Colômbia, Argentina, México, Panamá e Venezuela que participarão da mostra.