Topo

Esculturas de Sol LeWitt invadem parque de Nova York

24/05/2011 15h57

Nova York, 24 mai (EFE).- A paisagem do parque City Hall de Nova York ganhou nesta terça-feira 27 esculturas do artista americano Sol LeWitt (1928-2007), em sua maioria geométricas.

"As formas das esculturas de LeWitt contrastam com a área verde do parque, pois lembram o visual das ruas de Manhattan e a arquitetura de seus arranha-céus", disse em comunicado o curador da mostra, Nicholas Baume.

"Seus trabalhos mais tardios, com formas complexas e irregulares, anteciparam o vocabulário da arquitetura mais recente, incluindo a torre residencial ondulada de Frank Gehry, que pode ser vista do parque", especificou Baume.

As criações de Sol LeWitt foram inspiradas pelo movimento minimalista, no qual a arte se detém à mínima expressão possível, algo que pode ser facilmente observado nas figuras de formas singelas e depuradas em exibição na mostra, que fica em cartaz até o dia 2 dezembro.

Embora também tenha trabalhado no campo do desenho, LeWitt encontrou sua veia artística em estruturas em meados dos anos 60, com as quais desenvolveu, na opinião do curador, "uma carreira que mudaria a forma na qual vemos a arte".


Na opinião de Baume, suas esculturas ou "estruturas", como o artista gostava de chamá-las, são apresentações "profundas e radicais" das inovações do trabalho de LeWitt no mundo da arte.

A mostra "Sol LeWitt: Estruturas, 1965-2006", a primeira do artista realizada ao ar livre, percorre 40 anos de evolução de seu influente trabalho, durante os quais desenvolveu peças modulares, em série ou irregulares.

O artista trabalhou durante os anos 80 e 90 com formas mais angulares e regulares, nas quais predominava a cor branca. No entanto, o ápice da evolução de sua arte aconteceu em 2005, com uma série de esculturas em cores vibrantes.

"Sol LeWitt trabalhou durante boa parte de sua carreira em Nova York, em seu estúdio no East Side", disse o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, em um comunicado, acrescentando que "LeWitt obteve inspiração da cidade, e agora os visitantes da mostra serão inspirados por seu trabalho", acrescentou.