Topo

Barbican receberá estrelas da cultura durante Jogos de 2012

Juliette Binoche participa de entrevista coletiva na Coreia do Sul, em imagem de outubro de 2010 - Getty Images
Juliette Binoche participa de entrevista coletiva na Coreia do Sul, em imagem de outubro de 2010 Imagem: Getty Images

24/05/2011 15h54

Londres, 24 mai (EFE).- Os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 serão também uma celebração cultural internacional, com uma programação que inclui grandes estrelas da música, do cinema e da literatura, anunciou nesta terça-feira o Barbican, tradicional centro cultural da capital britânica.

Entre as atrações estão as atrizes Juliette Binoche e Cate Blanchett, os diretores de teatro Peter Sellars e Luc Bondy, o maestro Simon Rattle, a cantora Rokia Traoré e o trompetista de jazz Wynton Marsalis.

A atriz Juliette Binoche interpretará a famosa obra do dramaturgo sueco Ausgust Strindberg "A Senhorita Julia", em uma produção francesa dirigida por Frédéric Fisbach.

Já o suiço Luc Bondy dirigirá uma co-produção do Barbican e da Sydney Theatre Company da obra do dramaturgo alemão Botho Strauss "Gross und Klein", com Cate Blanchett como protagonista.

Outra atração é a famosa coreografia Tanztheater que poderá ser apreciada no espetáculo "World Cities 2012", formado por dez coproduções que explorarão outros países e cidades como Índia, Brasil, Palermo, Hong Kong, Los Angeles, Budapeste, Istambul, Santiago do Chile, Roma e Japão.

O espetáculo foi criado pela coreógrafa Pina Bausch, falecida em 2009, que levou sua companhia multinacional para viver em cada um desses lugares durante algum tempo antes de retornar à Alemanha e criar a obra inspirada nessa experiência.

No campo musical, o Barbican receberá a série de shows "Jazz at Lincoln Center" com a orquestra da famosa sala de concertos nova-iorquina, que interpretará uma nova composição de Wynton Marsalis chamada "Swing Symphony (Symphony No), sob a batuta de Simon Rattle, atual diretor da Filarmônica de Berlim.

A malinesa Rokia Traoré e a americana vencedora do prêmio Nobel de literatura Toni Morrison apresentarão "Desdémona", obra inspirada em um personagem "invisível" de "Otelo", uma das peças mais famosas de Shakespeare.

Ainda no terreno da música, a orquestra do Royal Concertgebouw, de Amsterdã, estará também no Barbican regida por três veteranos diretores: Mariss Jansons, Bernard Haitink e Nikolaus Harnoncourt.

Outra orquestra em residência no centro cultural londrino será a Filarmônica de Nova York sob a direção de Alan Gilbert, que acompanhará solistas como a meio-soprano americana Joyce DiDonato e o pianista chinês Lang Lang.

Está programada também uma exposição dedicada à escola alemã de Bauhaus, que explorará a obra de arquitetos e outros artistas, como Walter Gropius, Mies van der Rohe, Paul Klee, Marcel Breuer e Anni Albers.