Topo

Símbolo da cidade, Obelisco de Buenos Aires completa 75 anos

23/05/2011 17h46

Buenos Aires, 23 mai (EFE).- O Obelisco de Buenos Aires completou 75 anos nesta segunda-feira com uma cerimônia de homenagem aos pés do monumento que, ao longo de sua história, já esteve a ponto de ser demolido e atualmente é um dos principais cartões-postais da cidade.

Um show de tango do cantor Raúl Lavié e a reposição de quatro placas do monumento são as atrações da homenagem realizada na praça localizada na Avenida 9 de Julio, onde está erguido o Obelisco, inaugurado no dia 23 de maio de 1936.

Participaram da cerimônia familiares do falecido arquiteto Alberto Prebisch, responsável pela obra de 67,5 metros, que em 1939 quase foi demolido devido a uma resolução aprovada pelo Conselho Deliberativo da cidade que, posteriormente, foi vetada pelo então prefeito.

O Obelisco deixou então de ser considerado um trambolho que dificultava a circulação para se transformar em um símbolo portenho, já enfeitado de árvore de Natal, iluminado por cores diversas e até coberto por um preservativo gigante durante uma campanha contra a aids.

"Muita gente me diz que queria entrar no Obelisco para saber como é. Eu gostaria que as pessoas pudessem subir até seu topo", declarou ao jornal "La Nación" o ministro de Espaço Público de Buenos Aires, Diego Santilli.

A única maneira de subir ao cume do monumento, algo não permitido ao público, é por meio dos 206 degraus que conduzem a quatro pequenas janelas, de onde se pode observar a extensão da cidade.

"Havia gente que dizia que o Obelisco não resistiria aos fortes ventos e às vibrações do metrô e, após 75 anos, ele suportou isso e até terremotos", afirmou ao jornal "Tiempo Argentino" Alejandro Prebisch, filho do arquiteto que desenhou o monumento.