Topo

Kirsten Dunst: Lars von Trier foi o diretor que me deu "mais liberdade"

22/05/2011 17h31

Cannes (França), 22 mai (EFE).- A atriz americana Kirsten Dunst, que recebeu neste domingo o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes por sua atuação em "Melancolia", disse que o diretor do filme, Lars von Trier, foi quem lhe deu mais liberdade para trabalhar.

A atriz, que nasceu em 1982 em Nova Jersey, afirmou que, de todos os diretores com quem já trabalhou, "Von Trier é o que dá maior liberdade ao atores".

"É uma experiência muito libertadora. Não há ensaios para as cenas, simplesmente começamos a gravar e a câmara nos segue", explicou a atriz sobre a filmagem de "Melancolia" em uma entrevista a vários jornalistas internacionais.

Para a protagonista do filme, o modelo de trabalho do dinamarquês intimida um pouco no início, já que o habitual é que cada ator tenha que se preocupar com sua própria cena. "Com Lars, a gente simplesmente entra no cenário e começa a atuar. Gravamos tomadas de dez minutos, mas, às vezes, temos a impressão de que filmamos meia hora", ressaltou a estrela de "Homem-Aranha".

"Melancolia" foi gravado na Suécia e mostra as complexas relações de uma família durante um casamento na qual Kirsten interpreta o papel da noiva.

Na produção, os protagonistas vivem a ameaça do fim do mundo com a aproximação da Terra de um planeta chamado "Melancolia", o que parece não ter aterrorizado a protagonista: "Não temo o fim do mundo. Penso mais em minha própria mortalidade", declarou a americana, que ressaltou ainda ter dificuldades em ver-se na tela.

"É difícil para mim me ver no filme", confessou a atriz que aparece nua em algumas cenas. Mas, segundo ela, não é a nudez que a incomoda.

Lars von Trier não esteve na cerimônia de entrega dos prêmios em Cannes, depois que a direção do Festival o declarou "persona non grata" devido suas declarações em que expressou sua admiração por Hitler.

O diretor dinamarquês lamentou posteriormente suas palavras e disse que foi um "estúpido" ao responder dessa maneira à pergunta de um jornalista durante uma entrevista coletiva.