Topo

"Le Havre", de Aki Kaurismäki, ganha prêmio Fipresci em Cannes

21/05/2011 16h30

Cannes (França), 21 mai (EFE).- O filme "Le Havre", do diretor finlandês Aki Kaurismäki, recebeu neste sábado em Cannes o prêmio da crítica internacional (Fipresci), que também distinguiu a produção franco-belga "L'Exercice de l'etat", de Pierre Schoeller.

Com esse prêmio, Kaurismäki tenta, pela quarta vez, ganhar a Palma de Ouro, prêmio que o júri presidido por Robert de Niro entregará no domingo e para o qual parece ainda não haver um favorito.

"Le Havre" se trata de um conto mágico sobre emigração que, apesar de ser filmado na França, tudo nele remete à Finlândia, graças ao trabalho de iluminação tênue e parcial e o código de conduta dadaísta dos personagens.

Por sua vez, "L'Exercice de l'etat", de Pierre Schoeller, foi destaque na seção "Um Certo Olhar" da 64ª edição do festival, enquanto na Semana da Crítica, o júri Fipresci coincidiu com o júri oficial e distinguiu o americano "Take Shelter", de Jeff Nichols.

Neste sábado também foi anunciado o prêmio do Júri Ecumênico para "This Must Be the Place", de Paolo Sorrentino e protagonizado por Sean Penn.

Além disso, este júri também destacou os valores da produção franco-libanesa "Et maintenant, on va où ?", de Nadine Labaki.