Topo

"Arirang" e "Halt auf freier strecke" são premiados em Cannes

21/05/2011 15h48

Cannes (França), 21 mai (EFE).- Os filmes "Arirang", do coreano Kim Ki-Duk e "Halt auf freier Strecke", do alemão Andreas Dresen, ganharam neste sábado o prêmio máximo da seção "Um Certo Olhar" do Festival de Cannes.

O Prêmio Especial do Júri foi para "Elena", do russo Andrey Zvyagintsev, enquanto o prêmio de melhor Roteiro foi para o iraniano "Bé Omid é Didar", dirigido por Mohammad Rasoulof, segundo um comunicado do festival.

O título da produção sul-coreana se refere a uma canção popular do país e aborda o afastamento de Kim Ki-Duk, que atravessou uma crise pessoal, do mundo do cinema durante três anos.

Já "Halt auf freier Strecke" conta a história de Franck, que tem um tumor cerebral e apenas alguns meses de vida. Ele decide não ficar no hospital, receber o tratamento em sua própria casa e estreitar sua relação com as pessoas mais próximas a ele por meio de um telefone de última geração.

O júri, presidido pelo diretor de cinema sérvio Emir Kusturica, destacou o iraniano Rasoulof pelo roteiro de "Bé Omid é Didar", que conta a história de um jovem advogado de Teerã que procura um visto para poder deixar o país.

O Festival de Cannes informou que este filme foi rodado durante o inverno passado em condições "semiclandestinas".

Quanto a "Elena", que foi exibido neste sábado, o último dia de projeção dos filmes que estão em concurso, conta a história de um homem que tem que enfrentar uma situação extrema que afeta a existência de seus descendentes.