Topo

Diretora-geral da Agência Efe se torna membro da área executiva da EANA

20/05/2011 15h23

Berlim, 20 mai (EFE).- A espanhola Lola Álvarez, diretora-geral da Agência Efe, foi escolhida nesta sexta-feira membro da área executiva da Aliança Europeia das Agências de Imprensa (EANA, por sua sigla em inglês) durante uma reunião da cúpula da associação realizada em Berlim.

"Lola Álvarez é a primeira mulher que entra na área executiva da EANA desde a fundação da aliança em 1956", ressaltou em declarações à Efe o secretário-geral da organização, Erik Nylen.

Após expressar seu agradecimento e satisfação por sua escolha, Lola ressaltou que sua nomeação é também "um reconhecimento ao trabalho do grande número de mulheres nas agências de imprensa europeias".

Junto à diretora-geral da Efe foi escolhido para fazer parte da área executiva da EANA o britânico Clive Marshall, diretor-gerente da agência Press Association, informou a aliança em comunicado.

Ambos substituem o alemão Malte von Trotha, da Deutsche Presse Agentur (DPA), e o francês Eric Scherrer, da Agence France Presse (AFP).

Durante a reunião da EANA na capital alemã foi decidida, além disso, a nomeação do finlandês Mika Petterson como presidente da entidade, que já fazia parte de sua área executiva e dirige a agência STT-Lehtikuva.

O comunicado emitido pela EANA destaca que, na conferência celebrada em Berlim, os participantes abordaram a questão da mudança da relação dos clientes com as agências de notícias.

A nota acrescenta que atualmente as agências oferecem cada vez mais serviços alternativos, assim como serviços de tecnologia informática a preços competitivos.

Os presentes na reunião de Berlim debateram os efeitos do uso cada vez maior dos tablets para as agências de notícias e as possibilidades da informação multimídia.

Cerca de 30 agências europeias pertencem à EANA, uma associação sem fins lucrativos com sede na Suíça.