Topo

Woody Allen anuncia volta à Broadway com nova comédia

19/05/2011 10h41

Nova York, 18 mai (EFE) - Woody Allen voltará em outubro aos palcos da Broadway como autor de uma comédia em colaboração com os roteiristas Ethan Coen e Elaine May, informou na quarta-feira o jornal "The New York Times" em seu site.

Allen escreveu a peça "Honeymoon Motel" que fará parte do programa triplo "Relatively Speaking", com pré-estreia programada para setembro e estreia oficial para outubro, disse o próprio autor ao jornal.

O cineasta, que estreou na Broadway como autor e ator em 1969 com "Play It Again, Sam", tendo Diane Keaton e Tony Roberts como companheiros de cena, afirmou que não atuará nesta nova produção.

Já Ethan Coen, diretor e roteirista consagrado em parceria com seu irmão, Joel Coen, por filmes como "Onde os Fracos Não Têm Vez", participará com a peça "Talking Cure".

A autora Elaine May, indicada ao Oscar em duas ocasiões pelos roteiros de "O Céu pode Esperar" e "Segredos do Poder", completa o programa triplo com "George is Dead".

O conjunto formado pelas três obras será dirigido pelo ator John Turturro, presença habitual em filmes de Ethan e Joel Coen, e cuja participação na Broadway até agora se resumia aos palcos.

Allen, que esta mesma semana apresentou no festival de Cannes seu novo filme, "Meia-noite em Paris", não quis dar detalhes sobre a peça, mas explicou ao jornal nova-iorquino que se trata de uma comédia "para rir, sem cumprir um papel social".

"Estamos no processo de seleção do elenco", disse, acrescentando que a montagem deve contar com seis personagens.

O cineasta escreveu para a Broadway as obras "Don't Drink The Water", "The Floating Light Bulb", e "A Second Hand Memory", que ele mesmo dirigiu na temporada 2004-2005. No entanto, foi "Play It Again, Sam" a que despertou mais lembranças no autor sobre sua participação no mundo do teatro.

"Tony Roberts e Diane Keaton se transformaram em dois amigos meus muito próximos durante a produção, e nos divertimos muito indo jantar noite após noite no ano que estivemos na Broadway", explicou Allen.

A obra, que ficou em cartaz durante treze meses, foi transformada em filme, protagonizado pelos mesmos atores. Allen voltaria a trabalhar com os dois intérpretes em "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa".