Topo

Yoani Sánchez: "As redes sociais são a salvação de muitos cubanos"

17/05/2011 19h43

Madri, 17 mai (EFE).- A blogueira cubana Yoani Sánchez declarou nesta terça-feira que a tecnologia e as redes sociais, especialmente o Twitter, se transformaram na salvação de muitos cidadãos cubanos, que, para ela, ganharam "voz" além das fronteiras da ilha caribenha.

Crítica da falta de liberdades do regime cubano, Yoani fez um discurso por videoconferência da embaixada da Espanha em Havana no encontro de tuiteiros organizado pela Casa da América de Madri por ocasião da realização do Dia Mundial da Internet.

O discurso da blogueira foi seguido no Twitter por internautas de todo o mundo que tiveram a oportunidade de compartilhar suas opiniões pelo hashtag #iberoaméricadice.

Horas antes de conversar ao vivo com os demais convidados, entre os quais estavam os venezuelanos Gaby Castellanos, especialista em redes sociais, e Carlos Salas, jornalista e diretor do jornal digital "lainformación.com", Yoani postou um tweet a todos seus seguidores.

"Me atenho a esses 140 caracteres. Enquanto os tiver, nenhuma prisão será possível, nenhum golpe será mortal", disse a ativista no microblog.

Conectada ao vivo com a capital espanhola, Yoani ressaltou a importância das novas tecnologias para seus compatriotas. "Os cubanos não podem permitir a futilidade lançada no ciberespaço".

"Para nós, a comunicação com o mundo exterior é sempre urgente. É esse microformato no qual fazemos nossas denúncias que constrói para nós um escudo protetor", destacou a blogueira, para quem a possibilidade de interagir com o resto do mundo pelo Twitter é algo que lhe dá energia.

"Os cidadãos cubanos, por meio da tecnologia, transmitem a voz de Cuba para fora de nossas fronteiras. Há quatro anos, me sentia como um Robinson Crusoé lançando uma mensagem em uma garrafa ao mar, sem saber se alguém a receberia. Hoje, estou com vocês", ressaltou.