Entretenimento

Museu de Nova York aposta na arqueologia do século 20

17/05/2011 22h36

Nova York, 17 mai (EFE).- O Museu Metropolitano de Nova York aposta no interesse pela arqueologia do início do século 20, com reproduções da arte grega da Idade do Bronze restauradas por Émile Gilliéron e seu filho, de mesmo nome.

A mostra reúne diversas reconstruções e cópias em aquarela e gesso de Gilliéron (1850-1924), e de seu filho (1885-1939), que com seu trabalho "promoveram a popularização da arte grega antiga e em um estudo na Europa e nos Estados Unidos", informou à Agência Efe o responsável pela arte greco-romana do Museu, Sean Hemingway.

"Os gregos da Idade do Bronze têm um estilo muito vivo, e os Gilliéron capturaram isso em suas reproduções, embora em algumas ocasiões as obras estivessem muito fragmentadas", explicou o especialista.

Entre as peças, que serão exibidas até o dia 13 de novembro, figuram aquarelas que mostram com toda riqueza de detalhes e cores a obra "Taureau Sautant" (cujo original é de entre 1450 e 1300 a.C).

As aquarelas e o gesso permitiram aos Gilliéron reproduzir os detalhes de uma maneira que não seria possível através da fotografia da época, e tal foi sua habilidade que estabeleceram um negócio de venda de cópias dessas obras.

Segundo Hemingway, as criações de artistas como Pablo Picasso (1881-1973) e Giorgio de Chirico (1888-1978), e de escritores como James Joyce (1882-1941), foram influenciadas pela popularização dessas imagens e desse tipo de arte.

O americano destacou que De Chirico estudou desenho com Gilliéron pai, que Picasso se inspirou na iconografia dos touros presente na arte de Cnossos, e que Joyce, autor de "Ulisses" (1922), baseado no épico "A Odisseia", de Homero, também estudou a civilização grega.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo