Damon Albarn, ex-Blur, compõe ópera sobre alquimista do século 16
Londres, 17 mai (EFE).- O músico britânico Damon Albarn, ex-vocalista do Blur e fundador da banda virtual Gorillaz, apresentará em 2012, na English National Opera (ENO) de Londres, "Doctor Dee", uma montagem sobre John Dee, alquimista e astrônomo inglês do século 16, segundo anúncio feito nesta terça-feira pela instituição.
A composição de Albarn, que terá uma "premiere" no próximo mês de julho durante o Festival Internacional de Manchester, será um dos carros-chefes da programação da ENO para 2012, junto com "The death of Klinghoffer", obra de Tom Morris sobre um judeu americano morto por terroristas palestinos que sequestraram o cruzeiro no qual viajava com sua esposa.
A ópera de Albarn, a segunda composta pelo artista, conta a história de John Dee (1527-1608/9), um matemático, astrônomo, astrólogo e ocultista inglês que foi também assessor da rainha Elizabeth I, e que dedicou grande parte de sua vida ao estudo da alquimia.
A primeira ópera de Albarn, "Monkey: journey to the west", baseada em um romance chinês do século XVI, estreou na Royal Opera House em 2008.
No total, a ENO, que apresenta suas produções no teatro Coliseum no centro de Londres, estreará 11 montagens na temporada 2011/12. Outras obras propostas para os próximos meses são "The passanger", sobre o Holocausto, e "Calígula", do compositor alemão contemporâneo Detlev Glanert, sobre o imperador romano e sua natureza destrutiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.