Topo

Mais de 80 heranças culturais aspiram a Memória do Mundo

16/05/2011 18h09

Paris, 16 mai (EFE).- A biblioteca particular de León Tolstoi (1828-1910) e os arquivos do Hospital Real de Santiago de Compostela (séculos XV-XIX) são dois dos mais de 80 documentos, fundos de arquivos e coleções documentais candidatas a ser Memória do Mundo, informou nesta segunda-feira a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em comunicado.

A decisão será tomada entre os dias 22 e 25 deste mês em Manchester (Reino Unido) pelo comitê consultivo internacional "ad hoc", integrado por 14 membros, informou a organização.

O comitê se reunirá após a 4ª Conferência Internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco, em Varsóvia, que será realizada entre os dias 18 e 21 de maio.

Junto aos manuscritos, fotografias e filmes da biblioteca de Tolstoi, e os arquivos do Hospital Real de Compostela sobre a secular peregrinação europeia a esta cidade espanhola, figuram entre os candidatos de 2011 outros bens de valor como o tratado de matemática e astrologia "Al Tafhim li Awa'il Sana'at al-Tanjim".

Este texto, redigido por Abu Rayhan Al Biruni (973-1048 d.C), é a obra mais antiga do Irã em seu gênero, segundo a Unesco.

Também podem ser inscritos no registro Memória do Mundo os "Ben Cao Gang Mu", o conjunto mais completo de arquivos sobre medicina chinesa tradicional, do século XVI; os arquivos do compositor austríaco Arnold Schönberg (1874-1951); e a coleção Constantine do grande esportista e defensor dos direitos humanos barão Constantine de Maraval (1901-1971), nativo de Trinidad e Tobago.

Atualmente, este programa criado para preservar documentos, arquivos e coleções muito valiosos, conta com 193 bens registrados, desde o filme "Metrópoles" (1927), de Fritz Lang, até o "Buljo jikji simche yojeol" e "Jikji", editado em 1377 na Coreia com os princípios fundamentais do budismo zen. Trata-se do livro mais antigo do mundo impresso com tipos móveis de metal.

A Unesco disse que, uma vez aprovadas pelo comitê as novas candidaturas finalistas, se submeterão à aprovação da diretora geral, Irina Bokova, antes de sua inscrição definitiva.