Topo

Músicos dos EUA ressaltam "grande experiência" trocada com colegas cubanos

15/05/2011 23h27

Havana, 15 maio (EFE).- O grupo musical americano Berklee Interarts Ensemble avaliou como "uma grande experiência" a troca com jovens intérpretes cubanos durante um concerto-oficina na cidade de Santiago de Cuba como parte da 15ª Feira Internacional Cubadisco, informaram neste domingo meios de imprensa locais.

O professor Neil Leonard, que viajou à frente de um grupo de jovens músicos do Berklee Interarts Ensemble, de Boston, considerou "muito importante" para esse grupo participar de um evento como o Cubadisco, o mais importante da indústria fonográfica da ilha.

O grupo americano integrado por artistas digitais dessa instituição, como Lillia Betz, Dean Capper, Christian Li, Shea Rose e Dione Tan, dividiu o palco com o Quarteto de Saxofones e os estudantes do Conservatório Esteban Salas, de Santiago de Cuba.

"Acho que esta visita mudará a vida de meus alunos. Vejo nossa estadia com visão de futuro e sei que a troca com os músicos cubanos será uma grande experiência", ressaltou o professor americano.

Leonard se declarou "admirador" dos ritmos musicais de Cuba, desde que conheceu as interpretações do percussionista Chano Pozo, e as orquestras Irakere e Afrocuba, há mais de duas décadas.

Agora o grupo vai para Havana, onde se apresentam no dia 20 no Museu Nacional de Belas Artes para apresentar uma série de obras compostas junto com estudantes do Laboratório Nacional de Música Eletroacústica e do Instituto Superior de Arte.

O repertório deste concerto está previsto a partir da criação de peças que fundirá vozes, música eletrônica e elementos das tradições folclóricas cubanas.