Topo

Herdeira da L'Oréal doa 10 milhões de euros para promover arte francesa

EFE

14/05/2011 17h54

Paris, 14 mai (EFE).- A multimilionária francesa Liliane Bettencourt, herdeira do império de cosméticos do grupo L'Oréal e considerada a mulher mais rica do país, doou 10 milhões de euros ao Instituto da França, encarregado da divulgação das artes francesas.

Em um decreto divulgado neste sábado no Diário Oficial do Estado, explica que essa instituição "foi autorizada a aceitar, com as cláusulas e os termos anunciados pela herdeira, a doação concedida pela senhora Liliane Henriette Betsy Schueller, viúva de Bettencourt".

O Instituto da França tem como missão contribuir para o aperfeiçoamento e a promoção das letras, das ciências e das artes, e reúne entre outras, a Academia Francesa, a de Ciências Sociais e Políticas, e a das Ciências.

Fontes do Ministério da Educação Superior e Pesquisa explicaram à Agência Efe que esta não é a primeira vez que a herdeira fez este tipo de contribuição.

A figura de Bettencourt, no entanto, aparece mais frequentemente ligada ao conflito familiar e ao escândalo político de fraude fiscal e pelas acusações lançadas por sua filha contra o fotógrafo François-Marie Banier, de ter se aproveitado do estado de sua mãe, que não está em posse de todas as suas faculdades, para conseguir quase R$ 2,1 bilhões (US$1 bilhão de euros) em forma de doação.

Após meses de disputas, que inspiraram uma obra de teatro e inclusive uma história em quadrinhos, mãe e filha fizeram as pazes e abandonaram os processos judiciais em dezembro de 2010, e quatro meses depois Bettencourt declarou ter regulado também sua relação com o fisco francês.