Topo

"Habemus Papam", de Nanni Moretti, é apresentado no Festival de Cannes

13/05/2011 10h56

Cannes (França), 13 mai (EFE).- A comédia eclesiástica "Habemus Papam", de Nanni Moretti, contribuiu para deixar o clima no Festival de Cannes mais leve nesta sexta-feira, quando também foi apresentado "Polisse", de Maïwenn, o primeiro filme francês que fará parte da competição e que dividiu opiniões.

Moretti, que já ganhou a Palma de Ouro com "O Quarto do Filho", retornou a Cannes com este filme que, em sua estreia na Itália, decepcionou por ser considerado muito inofensivo ao retratar o pânico de um papa recém-eleito.

"Sei que as pessoas esperavam uma denúncia, mas não queria dar-lhes coisas das quais já sabem e que só queriam ver outra vez. Os escândalos de pedofilia, as finanças da Igreja (...) o filme não fala sobre isso", declarou o diretor italiano.

O filme de Moretti contém, no entanto, cenas inusitadas, como uma em que os cardeais dançam ao som de Mercedes Sosa e outra em que jogam vôlei.

Já "Polisse", da produtora francesa Maïwenn, retrata a Unidade de Proteção de Menores da Polícia.

"Atraiu-me a paixão de muitos policiais pelo trabalho que desempenham, além de histórias sobre infância e paternidade que não recebem tanta atenção por parte dos meios de comunicação", disse a diretora do filme.

Assim, "Polisse" não apenas cria catálogos de problemáticas sobre abusos sexuais a menores, mas aborda os limites e as impotências de um ofício a serviço da sociedade.