Topo

Festival de Cinema da HRW mostrará filmes sobre Guatemala, Colômbia e Peru

13/05/2011 20h47

Nova York, 13 mai (EFE).- A 21ª edição do Festival de Cinema de Human Rights Watch (HRW), que começará no dia 16 de junho em Nova York, reunirá diversos filmes que tratam aspectos dolorosos da realidade da Guatemala, Colômbia e Peru, anunciou a organização de defesa de direitos humanos.

Um total de 19 filmes procedentes de 12 países serão exibidos até o dia 30 de junho neste festival, dedicado aos direitos humanos, e realizado no Walter Read Theater da Sociedade Cinematográfica do Lincoln Center, em Nova York.

"Os cineastas do festival estão aumentando seu impacto, inovam na arte de fazer filmes e estão levando suas histórias sobre direitos humanos a grandes audiências", declarou nesta sexta-feira o diretor do festival, John Biaggi, em comunicado.

Um desses filmes sobre direitos humanos é "Granito: How to Nail a Dictator", realizada neste ano por Pamela Yates, Peter Kinoy e Paco de Onis e que versa sobre o julgamento por genocídio de vários antigos membros do Governo guatemalteco.

O filme está relacionado com "When the Mountains Tremble", uma obra dirigida em 1983 por Yates, junto a Newton Thomas Sigel, que também se projetará durante o festival e na qual tem um papel destacado por Rigoberta Menchú, que em 1992 ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

Esses produtores se adentraram na Guatemala no início dos anos 1980 para narrar os massacres de cidadãos indígenas neste país e seus impactantes imagens foram empregadas mais tarde como prova no julgamento que retrata "Granito: How to Nail a Dictator".

Por outro lado, "Impunity", uma co-produção da Colômbia, França e Suíça dirigida por Juan José Lozano e Hollman Morris, mostra as feridas da violência paramilitar na Colômbia.

Concretamente, documenta as audiências nas quais membros das milícias paramilitares descrevem atrocidades que cometeram, enquanto os parentes destas vítimas escutam e observam através de telas de computador.