Topo

Suspeito por roubo milionário em museu de Pequim é detido

12/05/2011 01h42

Pequim, 12 mai (EFE).-Um homem de 27 anos foi detido como o principal suspeito do roubo de nove peças avaliadas em cerca de US$ 150 milhões que estavam expostas no Museu do Palácio de Pequim, dentro da Cidade Proibida.

Segundo fontes policiais citadas pelo diário oficial "China Daily", o suspeito, que foi detido em um cibercafé da capital chinesa e identificado por suas impressões digitais, confessou o crime e o paradeiro das peças.

O roubo, o primeiro em 20 anos nesse museu, ocorreu após a hora do fechamento e contou com a falha do sistema de alarme. "Queremos nos desculpar com os turistas e com todos aqueles que têm relação com o Museu do Palácio. Este incidente demonstra que devemos melhorar nosso sistema de segurança de forma rápida e eficiente", assinalou um porta-voz do museu.

Das nove peças roubadas, duas foram recuperadas pouco depois do início da investigação, encontradas junto ao muro do museu. Acredita-se que o ladrão as deixou cair durante sua fuga, danificando as obras consideravelmente, pelo que não voltarão a ser expostas.

Os organizadores da mostra anunciaram que, uma vez recebida a autorização das autoridades, reabrirão a exposição até 27 de junho, como estava previsto.