Topo

Projeto da principal torre do novo World Trade Center é modificado

12/05/2011 14h47

Nova York, 12 mai (EFE).- A Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey viu-se forçada a mudar o projeto da principal torre do World Trade Center (WTC) de Nova York diante dos problemas que geraria cobrir o gigantesco edifício de painéis de vidro prismático, informou nesta quinta-feira o jornal "The New York Times".

Até agora já tinham sido gastos US$ 10 milhões na fabricação e colocação dos painéis de vidro que iam envolver a Torre 1 do WTC, um total de 2 mil peças e que criariam uma "dinâmica e resplandecente fachada de vidro", nas palavras do próprio arquiteto, conforme lembrou o jornal.

O enorme arranha-céu, que já tem 65 andares dos 104 que terá no fim de sua construção, é formado por uma grande base de concreto e, segundo o jornal, os painéis de vidro pareciam "uma solução elegante a um enorme problema": garantir que a fortificada Torre 1 não parecesse um bunker.

No entanto, ficou evidente que os painéis de vidro prismático "apresentam muitos problemas técnicos e com um custo que não é eficiente", conforme explicou ao jornal o porta-voz da Autoridade Portuária, John Kelly, quem assegurou que a instituição "criará em breve um projeto que será muito mais prático".

Segundo o "The New York Times", a construção desses painéis demonstrou grandes dificuldades, principalmente porque corria o risco dos vidros quebrarem.

O jornal acrescenta que o edifício, cuja data de inauguração está prevista para janeiro de 2014, enfrenta o desafio de se tornar um arranha-céu que seja um ícone e, ao mesmo tempo, resistente a ataques terroristas.