Topo

Moby lança mostra fotográfica, livro e novo álbum em Nova York

12/05/2011 15h54

Nova York, 12 mai (EFE) - O músico nova-iorquino Moby apresentou nesta quinta-feira em Nova York sua desconhecida faceta de fotógrafo com a mostra "Destroyed", cujas imagens serão reunidas também em um livro que será lançado na próxima semana junto a seu novo álbum.

"Fui fotógrafo durante 35 anos, mas por alguma razão sempre fui muito tímido com as fotos que tirava", explicou Moby à Agência Efe antes da inauguração da mostra que exibe algumas de suas fotografias, todas tiradas durante a última turnê do famoso compositor de música eletrônica.

Precisamente é uma destas imagens, tirada em um aeroporto, que dá o título a três projetos intimamente conectados: a exposição, o livro que reúne suas fotografias e seu novo disco, do mesmo nome e cujo lançamento oficial está marcado para 16 de maio.

"As fotos e a música estão relacionadas, porque em ambas há um sentimento de saudade e de isolamento", assinalou Moby sobre o disco, que contém as faixas que compôs durante a mesma viagem.

Os contrastes da vida nômade do músico, que passa por diversos aeroportos, hotéis vazios e estádios cheios de gente, impregnam suas melodias e são ao mesmo tempo os protagonistas absolutos das fotografias de Moby, que podem ser conferidas na galeria Clic até 26 de junho.

O músico, cujo nome real é Richard Melville ficou conhecido com o nome artístico Moby, de "Moby Dick", livro escrito por seu bisavô, Herman Melville, e começou a tirar fotografias aos 10 anos, quando seu tio lhe presenteou com uma câmera Nikon F, que depois revelava ele mesmo em um laboratório caseiro. (Ana Crespo)