Entretenimento

Cannes homenageia Faye Dunaway com versão restaurada de filme cult

12/05/2011 19h33

Cannes (França), 12 mai (EFE).- O Festival de Cannes homenageou nesta quinta-feira a atriz americana Faye Dunaway com a exibição de uma cópia restaurada de "Puzzle of a Downfall Child", dirigido por Jerry Schatzberg.

Juntos, os dois artistas apresentaram ao público uma produção de 1970, que a princípio não recebeu reconhecimento, sobretudo nos Estados Unidos, mas que após sua estreia na França, se transformou em um filme cult.

"O cinema é uma arte aqui", proclamou a estrela que, em francês, manifestou seu agradecimento pela exibição do filme, dentro do programa de clássicos que o evento de Cannes propõe para divulgar obras-primas da sétima arte.

"Cannes é onde venho para ver arte", confessou a atriz, conhecida por obras como "Chinatown" e "Bonnie and Clyde - Uma Rajada de Balas", nas quais fez parceria com Jack Nicholson e Warren Beatty, respectivamente.

Vestida de preto e com cabelo solto, a atriz mantinha assim o tom cromático dos outdoors e paineis com sua fotografia dos anos 1970, que estamparam a cidade da côte D'Azur francesa.

"Puzzle of a Downfall Child" conta a história da ex-modelo Lou Andreas Sand (Faye) que já foi muito famosa no passado e vive na reclusão. Um dia, o fotógrafo de moda Aaron Reinhardt (Barry Primus), que já tinha sido seu amante e tornou-se diretor de cinema, faz uma visita a ela em sua casa isolada e, ao gravar suas conversas sobre as memórias da artista, ele espera ajudar Lou a reorganizar seus pensamentos e focar na realidade.

"A má recepção da crítica e pública nos Estados Unidos provocou o pânico na Universal, que os obrigou a lançar uma nova versão, com um prólogo explicativo", comenta Pierre Rissient, produtor e ajudante de direção.

Schatzberg nunca esteve satisfeito com esta decisão do estúdio e, por isso, a cópia que a partir de agora recupera a obra do diretor americano, elimina o extra.

A recuperação do filme acompanha outros clássicos, como "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, em restauração digital que será apresentado pelo ator Malcolm Mcdowell, e "Viagem à Lua", de George Méliès, que Cannes já apresentou na quarta-feira, dia da inauguração do Festival.

No total 20 filmes concorrem a Palma de Ouro, entre elas filmes de Pedro Almodóvar, Lars von Trier, Terrence Malick e Nanni Moretti.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo