Topo

Google apresenta Chromebook, em parceria com Samsung e Acer

11/05/2011 20h05

Los Angeles (EUA), 11 mai (EFE).- A gigante da internet Google apresentou nesta quarta-feira o Chromebook, projetado para operar integralmente na "nuvem", com base em aplicativos e sem necessidade de instalar programas nem antivírus.

Com sistema operacional Chrome OS, os notebooks serão lançados no mercado no dia 15 de junho em Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Países Baixos e Itália, com um preço mínimo de US$ 349 e distribuídos por dois fabricantes, Samsung e Acer.

Ao contrário de um portátil com tecnologia da Apple e Microsoft, o Chromebook foi criado para o uso específico do software existente na "nuvem", de tal forma como os conteúdos se armazenam em bases de dados externas da mesma forma que um e-mail, por isso que são acessíveis de qualquer computador conectados com a internet.

"Não será preciso se preocupar no caso de perder o seu computador ou de esquecer onde guardou os arquivos", garantiu o vice-presidente da divisão da Chrome para Google, Sundar Pichai.

Os Chromebooks estarão sempre atualizados pela Google sem que o usuário tenha que fazer algum download e terão autonomia de bateria de 8 a 10 horas de acordo com o modelo, enquanto algumas versões terão como componente de série um modem de conexão 3G.

"Os Chromebooks têm várias camadas de segurança instaladas por isso que é preciso comprar nem manter um antivírus", explicou Pichai.

Tanto as versões da Samsung como da Acer contarão com webcam de alta definição, portas USB e cartões de memória, apesar da Acer ter incorporado a conexão HDMI.

A aposta da Google é que, graças aos novos padrões da internet, como o HTML5, as aplicativos para a web "serão capazes em breve de cumprir qualquer função de um aplicativo tradicional e até mais", segundo citou em seu blog.

Atualmente, o navegador Chrome tem mais de 160 milhões de usuários no mundo todo e oferece aplicativos da mesma forma que ocorre com o sistema operacional Android da Google para dispositivos móveis.