Topo

México leva a Cannes filme sobre miss envolvida no tráfico

10/05/2011 23h00

México, 10 mai (EFE).- O filme mexicano "Miss Bala" compete no Festival de Cinema de Cannes ao prêmio da categoria Un Certain Regard com a história de uma jovem mexicana que sonha em se tornar miss, mas se vê envolvida contra sua vontade no tráfico de drogas.

Dirigida pelo mexicano Gerardo Naranjo, a obra foi inspirada no caso de Laura Zúñiga Huízar, ex-Miss Sinaloa (estado do México), que em 2008 foi presa junto a sete traficantes e, posteriormente, libertada por falta de provas.

"É uma história incrível, que agradou muito em Cannes, pois trata de um tema mais pessoal e humanizado sobre Laura, mas sobre toda a parte do retrato do submundo do crime que atualmente transformou os espaços públicos do México", explicou em entrevista coletiva o produtor do filme, Pablo Cruz.

A intenção de "Miss Bala" é "criar consciência sobre o que está acontecendo no México", destacou Cruz.

O filme, cuja protagonista Laura é interpretada pela modelo profissional Stéphanie Sigman, foi gravado durante seis semanas em território mexicano, particularmente na cidade de Tijuana (norte) e no estado de Aguascalientes (centro).

"Miss Bala" foi produzido pelo estúdio Canana, dos atores Diego Luna e Gael García Bernal, em colaboração com a Fox International Productions.

A 64ª edição do Festival de Cannes será realizada entre os dias 11 e 22 de maio.