Topo

"Somewhere Between" ganha prêmio de audiência no Hot Docs

09/05/2011 19h22

Toronto (Canadá), 9 mai (EFE).- O filme americano "Somewhere Between" ganhou o prêmio Sundance da Audiência do Hot Docs de Toronto, o maior festival de documentários da América do Norte, anunciou nesta segunda-feira a organização.

O filme, da diretora Linda Goldstein, que relata as experiências de quatro adolescentes nascidas na China e adotadas quando eram bebês por famílias americanas, foi escolhido pelo público como o Melhor Filme desta edição do Hot Docs.

Os organizadores do festival, que terminou no domingo após 11 dias e 199 documentários exibidos de todo o mundo, divulgaram através de um comunicado que este ano o evento contou com um público de 151 mil pessoas, 11% a mais que em 2010.

"Nosso público está procurando bons documentários e nossos cineastas estão felizes com o fantástico público do festival", assegurou o diretor-executivo de Hot Docs, Chris McDonald.

Além da exibição, Hot Docs reuniu 2.376 delegados na conferência internacional de documentaristas.

Sexta-feira, os organizadores anunciaram que outro filme americano, "Dragonslayer", ganhou a Melhor Documentário Internacional, enquanto o italiano "The Castle" recebeu o prêmio especial do júri.

O prêmio de Melhor Documentário de meia metragem foi entregue ao russo "Our Newspaper", o prêmio de Melhor Documentário em curta-metragem foi para o holandês "Flying Anne", enquanto o prêmio de Melhor Documentário canadense foi para "Family Portrait in Black and White", da diretora Julia Ivanova.