Topo

Cinema brasileiro brilha em Cannes com chance de prêmio

08/05/2011 16h06

Paris, 8 mai (EFE).- As telas do Festival de Cannes exibirão cinco produções brasileiras em sua 64ª edição, que começa na próxima quarta-feira, sendo uma delas com chances de trazer prêmio para casa, o longa-metragem "Trabalhar Cansa", dos diretores paulistas Juliana Rojas e Marco Dutra.

A obra, que compete na seção Un Certain Regard, aborda a instabilidade da vida do casal Helena e Otávio após o marido ficar desempregado. Orçado em R$ 2,5 milhões, o filme é protagonizado por Helena Albergaria e Marat Descartes.

Fora de competição, o diretor cearense Karim Aïnouz exibe seu trabalho na seção Quinzena dos Realizadores com o longa "O Abismo Prateado", baseado na canção "Olhos nos Olhos", de Chico Buarque. A atriz Alessandra Negrini protagoniza o elenco.

Os outros três filmes nacionais são curtas-metragens. "Permanências", do mineiro Ricardo Alves Júnior, brilha na seção Semana da Crítica; "Duelo Antes da Noite", da estudante Alice Furtado (Universidade Federal Fluminense - UFF), vai para a Cinéfondation; e "Sobre o Menino do Rio", de Felipe Joffily, aparece na Short Film Corner.