Topo

Começa 8ª edição do festival de cinema IndieLisboa

07/05/2011 15h40

Lisboa, 7 mai (EFE).- Começou neste sábado a 8ª edição do festival de cinema independente IndieLisboa, na capital portuguesa, onde serão exibidos 247 filmes pelos próximos dez dias, sendo 17 deles do diretor brasileiro Júlio Bressane.

O festival se divide em diversas seções, entre as quais se destacam a Competição Internacional, a Competição Nacional, o IndieJúnior (para crianças e jovens), o IndieMusic (com filmes centrados em música) e o Cinema Emergente (para obras amadoras).

Quanto à premiação, o melhor longa-metragem internacional receberá o prêmio Cidade de Lisboa, avaliado em 15 mil euros, enquanto o melhor curta ganhará 5 mil euros.

A abertura do evento foi ilustrada com a exibição do filme "Carlos", o último do francês Olivier Assayas, que fala sobre a vida daquele que foi um dos terroristas mais procurados do mundo, o venezuelano Ilich Ramírez, conhecido como "O Chacal".

Apesar da redução expressiva do orçamento do festival - próximo aos 500 mil euros, segundo a imprensa portuguesa, 66% em relação a 2010 -, os organizadores estimam um bom público durante os dez dias do evento.