Topo

Morre Arthur Laurents, autor de "West Side Story" e "Gipsy"

O produtor, escritor e diretor Arthur Laurents, à direita, durante a produção do musical "Eu Ouvi Uma Valsa?" - AP
O produtor, escritor e diretor Arthur Laurents, à direita, durante a produção do musical "Eu Ouvi Uma Valsa?" Imagem: AP

06/05/2011 01h51

Washington, 5 mai (EFE) - Morreu nesta quinta-feira, aos 93 anos, o produtor, escritor e diretor Arthur Laurents, autor do libreto original de "West Side Story", peça que deu origem ao filme "Amor, Sublime Amor".

O agente de Laurents, William Morris Endeavor, informou à imprensa que o autor morreu em consequência das complicações de uma pneumonia, em sua casa em Manhattan.

Laurents, célebre por ser também o autor do libreto de "Gipsy", foi responsável por alguns dos espetáculos mais celebrados na época de ouro da Broadway, assinalou a "Hollywood Reporter".

Nascido no Brooklyn em 14 de julho de 1917, começou sua carreira no rádio e tentou a sorte em Hollywood, embora o sucesso tenha chegado através da Broadway, com musicais como "West Side Story", sua versão moderna de "Romeu e Julieta", que voltou a encenar em 2009.

Durante seus 70 anos de carreira, percorreu diferentes gêneros, que abrangem desde os filmes de Alfred Hitchcock "Festim Diabólico" e "Anastasia", com Ingrid Bergman, a "Momento de Decisão", com Anne Bancroft e Shirley MacLaine.

Como roteirista, um de seus filmes mais conhecidos é "Nosso Amor de Ontem" (1973), adaptada de seu romance homônimo e protagonizado por Barbra Streisand e Robert Redford.

Laurents foi agraciado com o prêmio Tony pelo musical "Hallelujah, Baby!", em 1968, e com a láurea de melhor diretor de musical por "A Cage aux Folles", em 1984.