Entretenimento

Justiça belga mantém veto a Google de divulgar notícias de imprensa

06/05/2011 13h29

Bruxelas, 6 maio (EFE).- Um tribunal de Bruxelas confirmou nesta sexta-feira pela terceira vez a proibição ao popular buscador de internet Google de divulgar textos e fotografias de vários jornais belgas sem o consentimento destes, explicou um porta-voz da empresa tecnológica à Agência Efe.

A sentença da Corte de Apelação de Bruxelas ratifica duas anteriores decisões de setembro de 2006 e fevereiro de 2007 nas quais os tribunais já obrigavam o Google a deixar de indexar as notícias da imprensa do país.

A Copiepresse, a sociedade de gestão dos direitos de edição de vários jornais em francês e alemão editados na Bélgica, convidou em 2006 o Google e outros motores de busca como MSN (Microsoft) e Yahoo! a negociar a presença de conteúdos de imprensa em suas páginas de atualidade, contatos que foram infrutíferos e propiciaram o início do processo perante os tribunais.

Alguns dos principais jornais por trás da Copiepresse e que conseguiram não fazer parte da página Google News são "Le Soir", "La Libre Belgique" e "La Derniére Heure".

A companhia americana está "avaliando um novo recurso", explicou um porta-voz do Google, assinalando que o caso da Bélgica "está muito afastado da relação que a empresa mantém com a maioria de editores de imprensa europeus".

Segundo a companhia, a indexação de notícias em Google através de titulares e ligações que remetem às páginas web dos jornais "fomentam a leitura da imprensa entre os internautas".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo