Topo

Unesco inclui 4 candidaturas da América Latina a Patrimônio da Humanidade

05/05/2011 16h24

Paris, 5 mai (EFE).- Quatro países latino-americanos - México, Colômbia, Nicarágua e Argentina - têm locais candidatos a entrar na lista do Patrimônio da Unesco, segundo anunciou nesta quinta-feira a organização.

Uma seleção de 42 lugares, situados em 40 países, entre eles México, Colômbia, Nicarágua e Argentina, poderão entrar nessa lista da Unesco neste ano.

Na América Latina, os candidatos são "os altos fornos" da Fundidora Monterrey, no México, "a paisagem cultural do Café", na Colômbia, e "a catedral de León", na Nicarágua.

O quarto fica na Argentina, dentro da proposta coletiva "obra arquitetônica de Le Corbusier, uma contribuição excepcional ao Movimento Moderno", liderada pela França e da qual também participam Bélgica, Alemanha, Japão e Suíça.

O Comitê do Patrimônio Mundial, encarregado de decidir quais propostas de todas as admitidas entrarão definitivamente na prestigiada lista, realizará sua próxima reunião entre 19 e 29 de junho em Paris, revelou a Unesco em comunicado.

A organização ressaltou que seis dos 40 países candidatos - Barbados, Congo, Emirados Árabes Unidos, Jamaica, Micronésia e Palau - podem entrar na lista pela primeira vez.

Dos atuais 911 bens de 151 países que integram o Patrimônio da Humanidade, 704 são culturais, 180 naturais e 27 mistos.