Topo

Exposição em SP relembra os encantos de Grace Kelly

05/05/2011 19h03

Marta Berard.

São Paulo, 5 mai (EFE).- O glamour, a distinção e a beleza emblemática que fizeram da atriz americana Grace Kelly (1928-1982) uma lenda no cinema e na realeza de Mônaco podem ser observados a partir desta quinta-feira na exposição sobre sua vida e obra no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo.

A mostra "Os Anos Grace Kelly", que aborda desde sua juventude na Filadélfia (EUA) até os compromissos oficiais já como princesa de Mônaco, reúne 900 objetos pessoais da atriz, incluindo fotos, cartas e vídeos, sem esquecer das joias e vestidos que pertenceram a ela, como um vestido de tafetá que usou no dia em que conheceu o príncipe Rainier III de Mônaco.

Em um percurso por 14 salas, os visitantes poderão lembrar alguns dos momentos mais significativos da vida de Grace Kelly, como seu casamento real, sua parceria no cinema com o mestre do suspense Alfred Hitchcock e a noite de 1954 em que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood agraciou-a com o Oscar de Melhor Atriz pelo filme "Amar é Sofrer".

A cerimônia de abertura da exposição - curada pelo ministro da Cultura da França - ocorreu nesta quarta-feira à noite com a presença do filho de Grace Kelly, príncipe Albert II, e pode ser conferida pelo público a partir desta quinta.

Os objetos expostos são originais, com exceção do vestido de noiva que a designer de moda americana Helen Rose, estilista do estúdio Metro Golden Mayer (MGM) e amiga pessoal de Grace, criou para o casamento da atriz em 19 de abril de 1956.

Segundo indicou à Agência Efe uma fonte da organização, o original não se conserva e, na mostra, exibe-se uma réplica do modelo, que nos últimos dias voltou a ocupar as colunas sociais pela semelhança com o vestido que Kate Middleton usou em seu casamento com o príncipe William na sexta-feira passada.

Os chapéus, luvas e óculos usados por Grace Kelly têm um brilho especial na mostra, mas sem dúvida o espaço mais destacado é dedicado à mítica bolsa Hermès que leva o nome da atriz e que a princesa emplacou na moda dos anos 50 e 60 após ser fotografada em várias ocasiões com ela.

De beleza indiscutível e olhar plácido, a atriz reinou em inúmeras capas de jornais e revistas. Quase 30 anos após sua trágica morte em um acidente de carro, Grace Kelly permanece hoje um ícone de estilo e uma referência atemporal de feminilidade e elegância.