Topo

Nova York inaugura obra do silenciado dissidente chinês Ai Weiwei

04/05/2011 21h51

Nova York, 4 mai (EFE).- Foi inaugurada nesta quarta-feira, no Central Park de Nova York, uma exposição com 12 grandes cabeças de animais de bronze esculpidas pelo famoso artista conceitual chinês Ai Weiwei, que está detido há um mês em seu país, apesar das queixas da comunidade internacional.

"É uma honra agridoce celebrar a abertura desta notável obra de arte de um dos cidadãos mais criativos e corajosos do mundo: Ai Weiwei", disse nesta quarta-feira o próprio prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, no ato de inauguração da mostra, que recria os símbolos do horóscopo chinês.

Para Bloomberg, "é muito preocupante que não se saiba onde está ou quando será libertado" este artista e dissidente de 53 anos.

Segundo uma carta que, sob pseudônimo, um jornalista da agência de notícias chinesa "Xinhua" enviou à ONG Human Rights in China, Ai poderia estar sendo torturado, assim como o advogado Gao Zhisheng, desaparecido desde 2009, de quem a Polícia guarda um vídeo que mostraria uma brutal sessão de tortura para obter uma falsa confissão por crimes financeiros.