Topo

Transformação de antiga arena em Barcelona desperta interesse da A. Latina

03/05/2011 12h06

Barcelona, 3 mai (EFE).- A transformação da antiga Praça de Touros de las Arenas, em Barcelona, em um centro comercial despertou o interesse de diversas cidades latino-americanas que buscam renovar edifícios históricos e que veem neste projeto um modelo a ser seguido.

Foi o que explicou à Agência Efe um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Luis Alonso, cujo escritório, em colaboração com o do britânico Richard Rogers, decidiu preservar a fachada da antiga arena, construída no final do século XIX, para abrigar um novo espaço comercial, lúdico e esportivo de 105 mil metros quadrados.

Após a inauguração do novo centro em março passado, Alonso publicou um livro sobre a transformação do local, que contém documentos e fotografias do processo de construção da praça, obra do arquiteto August Font, e sua posterior reforma entre os anos 2005-2011.

Inaugurada em 29 de junho de 1900, a Praça de Touros de las Arenas celebrou seu último espetáculo em junho de 1977 e, desde então, surgiram diversas propostas para transformar este espaço.

A decisão de conservar a fachada, como um dos poucos exemplos de arquitetura circular na cidade, e de renovar totalmente o interior, despertou o interesse de arquitetos e autoridades da América Latina, disse Luis Alonso, cujo escritório trabalha em diferentes projetos em Peru, Chile, Colômbia, Honduras e Brasil.

"Barcelona é uma referência em nível arquitetônico e, até agora, autoridades de Lima, Bogotá e Tegucigalpa já vieram visitar o centro, interessadas em dar novos usos, públicos ou privados, a edifícios históricos sem atividade localizados no centro das cidades", revelou Alonso.

O arquiteto, que em junho falará sobre o projeto em um fórum no México, declarou que, embora sempre surjam críticas, acredita que o tempo provará que valeu a pena manter a fachada.

Ele acrescentou que o edifício pode se transformar em uma referência arquitetônica para Barcelona, como demonstra o grande número de visitantes que recebeu em suas primeiras semanas.

O prefeito da cidade, Jordi Hereu, compartilha a mesma opinião e afirmou no prefácio do livro que considera que, "após este profundo processo de remodelação", o projeto se transformará em "um novo ícone de Barcelona".