Entretenimento

Maior exposição do "Star Trek" desembarca em Berlim

01/05/2011 10h02

Juan Palop.

Potsdam (Alemanha), 1 mai (EFE).- A maior exposição até o momento da clássica série de televisão "Star Trek" desembarcou em Berlim para a alegria da legião de "trekies", que poderá conferir réplicas de naves, cenários, e trajes do programa que originou diversos filmes.

Em uma penumbra quase cósmica, suspensa em uma espécie de falta de gravidade espacial, está uma réplica exata de cinco metros de comprimento da nave Enterprise, que foi usada nas filmagens de várias cenas gerais do longa "Star Trek" e um dos elementos mais simbólicos desta exposição de 1,2 mil metros quadrados.

A reprodução da nave espacial se encontra encravada entre a ponte de comando original da Enterprise do capitão James Kirk, Spock, Pavel Chekov e Nyota Uhura, entre outros, e o que talvez seja o grande tesouro da mostra: o inimitável e até o momento nunca exibido "Teletransportador".

"O fator mais inovador desta exibição é a presença inédita do teletransportador original", garantiu diretor do parque temático cinematográfico de Potsdam, Friedhelm Schatz, na apresentação para a imprensa.

A luz negra pisca rapidamente sobre o cenário de base circular onde os personagens de Stark Trek se situavam para teletransportar-se... e agora qualquer fã da saga pode registrar o momento e guardar uma foto para o álbum particular enquanto imita, solene, a saudação vulcano.

A título de curiosidade, um painel próximo explica que um dos efeitos mais famosos da série surgiu de uma necessidade econômica, já que nos anos 60 ficava muito mais barato gravar uma "teletransportação" que ter de simular com efeitos especiais uma aterrissagem em um planeta estranho.

A exposição reúne dezenas de armas originais, trajes autênticos e acessórios, réplicas de naves em pequena escala e máscaras artísticas de exemplares das diferentes raças que aparecem nesta franquia que soma oito séries de televisão e 11 filmes.

Entre eles, os fãs sorriem ao descobrir em diferentes vitrines e entre dezenas de objetos, a nave Phoenix 940, a cadeira do capitão Picards, uma espada Klingon com forma de lua crescente, uma espingarda Reman, e máscara dos guerreiros Kazon, e a máquina de transfusões.

Tudo é absolutamente original e guardado com especial cuidado, segundo os promotores desta iniciativa, nos armazéns dos estúdios "CBS" nos Estados Unidos, e em outros lugares espalhados pelo mundo.

No total da exposição, que ficará aberta deste domingo até o dia 31 de outubro, cerca de 40% dos itens são novidade em comparação à mostra na Cidade das Artes e as Ciências de Valência.

Os organizadores, que investiram nesta iniciativa um total de 1,6 milhão de euros (equivalente a US$ 2,3 milhões), estimam que a amostra atrairá cerca de 130 mil pessoas, além de afirmaram que em outubro será lançada a sequência do filme, a 12ª da saga de ficção científica, ainda sem nome definitivo.

Na saída, junto à pequena loja de souvenirs com produtos Star Trek que encerra a exposição, Spock olha fixamente para os visitantes e, como não podia ser diferente, despede-se com famosa frase: "Vida longa e prosperidade".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo