Topo

Famosos se rendem à barriga de aluguel

29/04/2011 10h09

Fernando Mexía.

Los Angeles (EUA), 29 abr (EFE).- Dispostos a serem pais a qualquer custo, os famosos recorrem cada vez mais à barriga de aluguel para terem filhos sem passar pela gravidez, uma tendência que até a veterana Zsa Zsa Gábor se rendeu.

A atriz de 94 anos, com saúde muito frágil, procura agora um útero de outra mulher emprestado para sua próxima maternidade junto com seu marido Frederic von Anhalt, de 67 anos, com o objetivo de conseguir um herdeiro que leve seu sobrenome, já que sua única filha, Francesca, é Hilton como seu pai, o magnata hoteleiro Conrad Hilton, bisavô de Paris Hilton.

Por sua vez, o cantor Miguel Bosé de "Amante bandido", de 55 anos, anunciou nesta semana que foi recentemente pai de duas crianças que, segundo sua amiga, a jornalista Mercedes Milá, foram geradas nos Estados Unidos por barriga de aluguel.

Os dois episódios estão deixando de ser casos raros entre os ricos e famosos que, por motivos pessoais ou profissionais, estão decididos por esse sistema frente à gravidez tradicional ou a adoção, fórmula escolhida por Brad Pitt e Angelina Jolie, e por Sandra Bullock.

Com 37 anos, a também atriz Elizabeth Banks ("O Virgem aos 40", 2005), foi mãe pela primeira vez em março, depois que seu embrião fosse gestado em outra mulher.

"O único verdadeiro obstáculo que enfrentei na minha vida foi ser estéril. Após anos tentando ficar grávida sem sucesso, chegamos até a barriga de aluguel: fizemos um 'bolo' e depois cozinhamos no 'forno' de outra mulher", escreveu em seu blog.

Poucos meses antes, em dezembro, a vencedora do Oscar Nicole Kidman e seu marido, Keith Urban, ambos de 43 anos, deram as boas-vindas a sua segunda filha biológica, nascida em Nashville, no Tennessee, a primeira fecundada in vitro no útero de uma desconhecida.

Um ano antes, Sarah Jessica Parker, de 46 anos, e Matthew Broderick, de 49 anos, anunciaram ao mundo que eram pais de duas meninas depois de nove meses de gestação longe da protagonista de "Sex and the City", que confessou posteriormente que a emoção que sentiu ao conhecer as gêmeas foi "diferente" pelo processo, mas "extraordinária".

A lista de casais famosos que recorreram nos últimos cinco anos à barriga de aluguel nos EUA inclui o ator Dennis Quaid e sua mulher, Kimberly, a atriz Angela Bassett e seu marido, Courtney B. Vance, e o ator de "Frasier" Kelsey Grammer e sua esposa, Camille, todos pais de gêmeos.

Por trás desses partos estão empresas especializadas em "formar famílias", como promete a companhia californiana Center for Surrogate Parenting, que busca mulheres dispostas a emprestar seu útero e oferecem alternativas a casais, sejam heterossexuais ou homossexuais, que queiram ter filhos.

A própria clínica foi contratada pelo cantor Elton John e seu marido, David Furnish, para se tornarem pais de um menino no dia 25 de dezembro, no caso, com o óvulo de um doador.

O ator de "How I Met Your Mother" Neil Patrick Harris, passou por um processo parecido, quando se tornou pai de gêmeos junto com seu marido David Burtka em outubro de 2010, assim como o cantor porto-riquenho Ricky Martin em 2008, que exerce a paternidade de seus dois filhos sozinho.

Os custos de uma gravidez de uma barriga de aluguel chegam a US$ 60 mil em média, mas o valor pode ultrapassar os US$ 100 mil em função dos custos da mãe de aluguel, remédios, exames e outros cuidados.

Um dos artistas pioneiros foi Michael Jackson, que foi pai do seu filho mais novo, Prince Michael II, apelidado de Blanket, que hoje tem 9 anos, graças a uma barriga de aluguel, segundo os tablóides britânicos, de uma enfermeira de origem hispânica.