PUBLICIDADE
Topo

Entretenimento

Retrato de Picasso será leiloado em junho em Londres

Retrato pintado por Pablo Picasso em 1932 de sua jovem amante Marie-Therese Walter, exposto na Sotheby"s de Londres (19/01/2011) - Benoit Tessier / Reuters
Retrato pintado por Pablo Picasso em 1932 de sua jovem amante Marie-Therese Walter, exposto na Sotheby's de Londres (19/01/2011) Imagem: Benoit Tessier / Reuters

27/04/2011 11h30

Londres, 27 abr (EFE).- Um retrato que Pablo Picasso pintou em 1935 de sua amante Marie-Thérèse Walter e que foi exibido ao público em raras ocasiões será leiloado na sala londrina Christie's no dia 21 junho.

O proprietário da obra, a Universidade de Sidney, calcula que o valor oscilará entre 9 milhões e 12 milhões de libras e investirá o dinheiro recebido em programas educativos. "Jeune Fille Endormie" ("Jovem Adormecida") é um retrato íntimo da amante do artista, que foi modelo em diversas obras de Picasso.

Em 1927, o pintor, com 45 anos, conheceu Marie-Thérèse, de 17 anos, e poucos anos depois o casal se mudou para o Château de Boisgeloup, aos arredores de Paris. A mudança de ares trouxe um período de intenso frenesi artístico no qual Picasso pintou algumas de suas melhores obras.

Entre elas, o quadro que será leiloado em junho, que mostra a jovem Marie-Thérèse dormindo e oferece uma visão do universo íntimo dos dois amantes, em cores vivos, foi adquirida pouco após ser pintada pelo filho do magnata da indústria automobilística Walter Chrysler.

Entretenimento