Topo

Cannes exibirá clássicos do cinema de Kubrick, Méliès e Bertolucci

27/04/2011 11h18

Paris, 27 abr (EFE).- O Festival de Cinema de Cannes exibirá 14 clássicos, entre eles uma versão restaurada de "Laranja Mecânica" de Stanley Kubrick e "Viagem à Lua", de Georges Méliès, em sua seção Cannes Classics, anunciaram em comunicado os organizadores.

A mostra dedicada desde 2004 ao "cinema da herança, às grandes obras do passado, restauradas", apresentará na edição 2011 do festival 14 filmes que marcaram a história do cinema, entre os dias 11 e 22 de maio.

"Viagem à Lua", "Laranja Mecânica" em sua versão restaurada, "O Conformista" de Bernardo Bertolucci, "Rue Cases Nègres" de Euzhan Palcy, "O Selvagem" de Jean-Paul Rappeneau e "Puzzle of a Downfall Child" de Jerry Schatzberg figuram entre os filmes homenageados este ano.

Para comemorar os 40 anos do filme, "Laranja Mecânica" sua nova versão, restaurada estréia no dia 19 de maio na presença de seu ator principal, Malcom Mcdowell.

O festival fará também uma homenagem no dia 17 de maio ao ator Jean-Paul Belmondo e estreará um documentário "Belmondo, itinéraire" de Vincent Perrot, enquanto o filme mudo de 1902 " Viagem à Lua" será apresentado em uma versão colorida, e com uma trilha sonora do grupo francês Air.

O diretor americano Schatzberg, autor da foto do cartaz do Festival de Cannes deste ano, e que recebeu a Palma de Ouro por "Espantalho" em 1974, apresentará sua primeira obra, "Puzzle of a Downfall Child".