Topo

Brasileiro Cao Guimarães exibe séries fotográficas e curta-metragens em Paris

Fotografia da série "Gambiarras" de Cao Guimarães integra exposição na galeria Xippas. Imagem mostra recado preso em uma batata com um palito - Cao Guimarães / EFE
Fotografia da série "Gambiarras" de Cao Guimarães integra exposição na galeria Xippas. Imagem mostra recado preso em uma batata com um palito Imagem: Cao Guimarães / EFE

26/04/2011 12h21

Paris, 26 abr (EFE).- O fotógrafo e cineasta brasileiro Cao Guimarães expõe até 14 de maio, na galeria Xippas (Paris), três séries de fotografias e cinco curtas-metragens produzidos nos últimos dez anos.

Nas fotografias e nos curtas-metragens de Guimarães destaca-se sua capacidade de ver no cotidiano, na vida urbana, os detalhes que as pessoas normalmente não vêem, destacaram os organizadores.

  • Cao Guimarães / EFE

    Foto que integra mostra de Cao Guimarães, também da série "Gambiarras", mostra membro de comitiva com partitura presa a seu uniforme

O artista se fixa em particular em sua série "Gambiarras", que trata da forma que os brasileiros encontram para enfrentar as dificuldades financeiras, em sua desenvoltura e habilidade para regular qualquer utensílio para remendar objetos quebrados com ferramentas simples.

Os filmes do artista também mostram uma cena aparentemente banal de forma poética. Em "Da Janela Do Meu Quarto" se vê duas crianças brigando na lama debaixo de chuva.

Cao Guimarães, natural de Belo Horizonte, produziu seis longas-metragens e mais de 20 curtas, exibidos em festivais como os de Veneza (Itália), Sundance (Estados Unidos), Cannes (França), Palmas (Espanha) e Locarno (Brasil).

Além disso, expôs na galeria La Caja Negra, em Madri, na Tate Modern de Londres, no Guggenheim e no MoMa de Nova York, no Frankfurter Kunstverein de Frankfurt e na Galeria Nara Roesler de São Paulo.