Topo

Nova York terá novo palco para entreter crianças latinas

25/04/2011 22h10

Nova York, 25 abr (EFE).- A partir do dia 5 de maio, Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho e outros personagens infantis poderão ser vistos com traços da cultura latino-americana em um novo palco em Nova York, graças ao esforço do ator porto-riquenho Manuel Morán.

O novo teatro Sociedade Educativa das Artes (SEA) abrirá as postas em Manhattan, onde 13 anos atrás Morán inaugurou uma sala que, com 60 assentos, ficou pequena para receber a comunidade latina e muitos pais americanos que viram ali um lugar para que seus filhos aprendessem mais sobre a cultura hispânica.

Agora, o novo teatro terá 130 poltronas e um moderno equipamento de luzes e som.

Nos últimos cinco anos, Morán se dedicou à tarefa de arrecadar verbas para este novo local, que abrirá as portas no dia 5 de maio, data em que os mexicanos celebram o triunfo da Batalha de Puebla, travada contra as tropas francesas em 1862.

A peça que será apresentada no dia de inauguração será "¡Viva Pinocho! A Mexican Pinocchio!", obra que, além de representar o famoso conto do italiano Carlo Collodi, foi adaptada para abordar o problema da imigração, que afeta diretamente milhões de latinos nos Estados Unidos.

"'¡Viva Pinocho!' tem duas leituras. Há a história que conhecemos, mas também encontramos semelhanças com a realidade dos imigrantes nos EUA", disse Morán à Agência Efe - ele que, além de adaptar a peça, faz parte do elenco.

"¡Viva Pinocho! A Mexican Pinocchio!" ganhou em 2010 o prêmio de Melhor Desenho e Produção concedido pela Organização Hispânica de Atores Latinos (Hola) e o de Melhor Ator e Melhor Produção Musical pela Associação de Cronistas do Teatro (ACE).

O teatro SEA apresenta clássicos infantis com um estilo latino-americano. "A ideia é manter as tradições vivas. É um desafio enorme, mas estamos satisfeitos", afirmou o ator porto-riquenho.