Entretenimento

Morre aos 93 anos o poeta chileno Gonzalo Rojas, vencedor do Prêmio Cervantes

25/04/2011 09h34

Santiago do Chile, 25 abr (EFE) - O poeta chileno Gonzalo Rojas, Prêmio Cervantes de Literatura em 2003, faleceu nesta segunda-feira, aos 93 anos, após permanecer em estado grave durante mais de dois meses por causa de um acidente vascular cerebral, informou sua família à "Radio Cooperativa".

A saúde do escritor se agravou em 22 de fevereiro, quando sofreu um infarto cerebral.

Em 12 de março, o autor de "Qué Se Ama Cuando Se Ama" e "La Miseria del Hombre", entre outras obras, foi levado de sua casa em Chillán, a cerca de 400 quilômetros ao sul de Santiago, até a capital, para garantir a ele uma maior proximidade de sua família e mais cuidados médicos. O poeta faleceu às 06h15 no horário local em um centro hospitalar de Santiago.

Gonzalo Rojas-May, filho do poeta, disse nesta segunda-feira que a família recebeu a notícia com tranquilidade. Ele relatou que o poeta viveu a vida de forma intensa e lembrou que inclusive depois da pneumonia que sofreu em setembro, da qual se "recuperou surpreendentemente", manteve-se muito ativo e com muitos projetos.

"Foi realmente um privilégio para nós que pudemos aprender a ver e a ler o mundo com ele", disse Rojas-May.

Nascido em 17 de dezembro de 1917 em Lebu, a 660 quilômetros ao sul de Santiago, Gonzalo Rojas era considerado um dos poetas mais importantes do Chile das últimas décadas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo