Topo

Música de Elton John abre 10ª edição do Festival de Tribeca

20/04/2011 16h06

Nova York, 20 abr (EFE).- O Festival de Cinema de Tribeca abre nesta quarta-feira sua 10ª edição com a estreia do documentário de Cameron Crowe "The Union" e um show do britânico Elton John, protagonista do filme com a lenda do rock Leon Russell.

O documentário narra o processo de composição e gravação do esperado álbum que Elton John gravou com quem fora seu ídolo no início de sua carreira, a lenda musical, Leon Russell.

Depois da estreia mundial do filme que será exibida ao ar livre se a previsão do tempo permitir, Elton John deve oferecer um show gratuito.

O festival abraça assim a música na abertura de uma edição especial por tratar-se da décima, mas que também lembra que há uma década Nova York sofrou a pior catástrofe de sua história: os atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas.

Foi precisamente a vontade de motivar seus habitantes e de revitalizar o sul de Manhattan, onde ficava o World Trade Center, que levou o ator Robert De Niro e outras personalidades a criar um festival no bairro de Tribeca.

Com esse objetivo em mente, os organizadores prepararam para este ano uma inauguração "fora do comum para a mostra", pois se programou, pela "primeira vez na história do festival" um evento comunitário, gratuito e aberto ao público.