Topo

James Cameron e Peter Jackson criticam serviço premium de cinema em casa

20/04/2011 17h03

Los Angeles (EUA), 20 abr (EFE).- Cerca de 20 diretores e produtores de Hollywood assinaram uma carta aberta publicada nesta quarta-feira na qual rejeitam o projeto dos estúdios para iniciar um serviço premium de filmes recém-lançados exibidos em casa.

A carta foi promovida pela Associação Nacional de Proprietários de Salas de Cinema dos Estados Unidos (NATO, em inglês) e publicada em seu site em uma tentativa de criar oposição a um novo modelo de negócio que fará com que se distribuam filmes para assistir em casa quando eles ainda estiverem em cartaz.

Entre os que apoiam a NATO estão James Cameron, Guillermo del Toro, Robert Rodríguez, Peter Jackson, Robert Zemeckis, Roland Emmerich, Michael Bay e Kathryn Bigelow.

A companhia DirecTV deve começar a oferecer o cinema premium nesta quinta-feira com a estreia antecipada do filme "Esposa de Mentirinha" por US$ 29,99 através de seu canal de "Video On Demand", com pouco menos de 2 meses da estreia do filme nos cinemas.

Por trás desta estratégia dos estúdios, está a ideia de rentabilizar o hábito dos espectadores impacientes que queiram assistir aos filmes em suas residências, antes do lançamento em DVD.

"Muitos filmes chegarão às casas antes do tempo e isso prejudicará a indústria dos cinemas, por isso que meus filmes estão ameaçados", manifestou Cameron, o diretor com maior bilheteria da história de Hollywood.