Topo

Velociraptors eram caçadores noturnos, diz estudo

14/04/2011 22h00

Redação Central, 14 abr (EFE).- Os grandes dinossauros herbívoros se alimentavam de dia e de noite, enquanto os carnívoros como o temível velociraptor do filme Jurassic Park eram caçadores noturnos, revela um estudo americano da Universidade UC Davis, baseado na estrutura ocular de 33 fósseis de dinossauro.

Essa constatação, feita pelo geólogo Ryosuke Motani e pelo pesquisador Lars Schmitz, contrasta com a difundida crença de que os dinossauros eram diurnos, enquanto os primitivos mamíferos saíam pela noite. "Foi uma surpresa, mas faz sentido", diz Motani.

No estudo, publicado na edição digital da revista "Science", Motani e Schmitz determinam os hábitos diários dos dinossauros através do estudo dos olhos dos fósseis.

Os dinossauros, da mesma forma que lagartos e pássaros, possuem um anel ósseo chamado anel escleral no olho, ao contrário de mamíferos e crocodilos.

Os animais diurnos têm uma pequena abertura na metade do anel, que é muito maior entre animais noturnos e intermédia nos que são ativos tanto de dia como de noite.

O tamanho desses traços depende tanto do ambiente (ecologia) como da genealogia (filogenia). Por isso, os dois pesquisadores tiveram de elaborar um software para separar o "sinal ecológico" do "sinal filogenético".

Depois, eles aplicaram esta técnica aos fósseis de dinossauros herbívoros e carnívoros e de pterossauros - os grandes répteis voadores antecessores dos pássaros.

As conclusões do estudo revelaram que os grandes herbívoros saíam tanto de dia como de noite porque precisavam se alimentar na maior parte do tempo, da mesma forma que os elefantes contemporâneos.

A maioria dos pterossauros era ativa durante o dia, segundo o estudo, que não incluiu o gigantesco Tiranossauro Rex por não existir fósseis bem conservados de seus anéis esclerais.

A possibilidade de separar os traços genealógicos dos ecológicos dá aos pesquisadores uma nova ferramenta para entender como viviam os animais em seu ambiente e como este influiu em sua evolução ao longo de milhões de anos, assinala Motani.