Topo

Segunda edição do FESTin leva Vik Muniz à Lisboa

12/04/2011 14h53

Lisboa, 12 abr (EFE).- O artista plástico brasileiro Vik Muniz será um dos protagonistas da 2ª edição do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa, o FESTin, com a projeção do documentário "Lixo Extraordinário", indicado ao Oscar.

Os organizadores do evento, que será realizado no Cinema São Jorge de Lisboa, apresentaram nesta terça-feira a programação, que reunirá 72 filmes com o objetivo de consolidar-se como um festival do panorama da produção de cinema na língua portuguesa.

O destaque do evento será "Lixo Extraordinário", um filme que narra o trabalho de Muniz no chamado Jardim Gramacho, um gigantesco lixeiro situado nos arredores do Rio de Janeiro, para elaborar imagens inspiradas nos moradores do lugar e fotografá-las depois.

Dirigido por João Jardim - que também viajará até Lisboa -, Lucy Walker e Karen Harley, foi um dos documentários mais aplaudidos dos últimos tempos, e recebeu o prêmio do público na seção Panorama na Bernilale e o prêmio Anistia Internacional.

O festival reunirá filmes procedentes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A diretora técnica do FESTin, Adriana Niemeyer, reconheceu que o propósito do projeto é ter caráter itinerante, seja em países de língua portuguesa ou não, e assegurou que a organização já recebeu convites de diferentes regiões do mundo para sediar o evento, entre elas a cidade de São Paulo.

"Estamos à espera de fechar os patrocínios", explicou Adriana em entrevista coletiva realizada na capital portuguesa.

Outro dos pontos fortes desta 2ª edição do FESTin é a homenagem da Prefeitura de Lisboa ao cineasta mais velho do mundo, o português Manoel de Oliveira, de 102 anos de idade e o tributo ao diretor português João Botelho, com exibição de quatro longas-metragens e um curta escolhidos por ele mesmo durante a semana do festival.

O longa que vencer na competição oficial receberá um prêmio de 5 mil euros, segundo informou a organização.

O calendário do FESTin ainda conta com duas mesas-redondas sobre a relação entre o cinema e a identidade dos países de fala portuguesa e da chegada da literatura lusa ao cinema.