Topo

Novo documentário afirma que Caifás foi enterrado com pregos de Cristo

12/04/2011 16h14

Jerusalém, 12 abr (EFE).- Um novo documentário histórico sustenta a hipótese segundo a qual o sacerdote Caifás - mencionado nos Evangelhos como a pessoa que entregou Jesus aos romanos -, assumiu posteriormente o cristianismo e foi enterrado com dois dos pregos que foram usados para crucificação.

O documentário é obra do jornalista israelense-canadense Simcha Jacobovici, que há alguns anos acompanhou o famoso diretor de cinema James Cameron em um projeto chamado "The Lost Tomb of Jesus", com o qual defendeu ter achado em Jerusalém o túmulo perdido de Jesus e de sua família.

Neste caso o diretor, vencedor de dois Emmys por trabalhos anteriores, se inspira em um túmulo não longe daquele que foi descoberto por arqueólogos israelenses em 1990, e na qual apareceram dois sarcófagos com as gravuras de "Caifás" e "José filho de Caifás".

Segundo Jacobovici, no principal dos sarcófagos se acharam dois pregos que os arqueólogos não deram nenhuma importância.

"Digamos que dentro de 2 mil anos escavam no Brasil um túmulo na qual aparece o nome Pelé, mas os arqueólogos não dizem a ninguém que dentro do túmulo havia também uma bola", compara o jornalista em declarações ao jornal "Ha'aretz".

A combinação do nome com o objeto em questão é, para ele, o ponto-chave da identidade do enterrado, mais ainda quando Caifás era um nome pouco comum no período entre os séculos VI a.C. e I d.C.

Tanto o relatório da escavação como os pesquisadores que participaram dela - hoje dois dos mais destacados em Israel -, colaboraram com a interpretação dos dois pregos, que, no entanto, não são apresentados no documentário porque foram extraviados.

Os dois pregos são, supostamente, da mesma época e do mesmo uso apontado em um laboratório antropológico de Tel Aviv, e, apesar de levantar a dúvida sobre a possibilidade de serem os pregos de Cristo, o diretor reconhece: "não posso afirmar 100%".

Qualificado de "charlatão" por esta e outras "teses supostamente infundadas", Jacobovici afirma que como jornalista é sua obrigação questionar este tipo de situação e oferecer possíveis hipóteses que os arqueólogos costumam passar por cima.

Seu novo documentário "The Nails of the Cross", baseado em três anos de pesquisa, mostra Caifás arrependido por ter levado Jesus à cruz e, afligido, teria pertencido depois a uma seita protocristã que via nele o Messias.

Os pregos em seu sarcófago fariam parte de um ritual com o qual sua família, ao morrer, quis abrir-lhe caminho para o mundo na nova fé.