Entretenimento

Tiffany Shlain apresenta seu novo filme sobre na MIPTV de Cannes

08/04/2011 06h06

Julio Soria.

Madri, 8 abr (EFE).- A influência das novas tecnologias traça o roteiro de "Connected", o filme que Tiffany Shlain apresenta na MIPTV de Cannes e no qual reflete sobre "os aspectos positivos das novas ferramentas, mas também sobre as abordagens que ainda devem ser aperfeiçoadas".

"Quero explorar o significado de 'estar conectado' no século XXI, tanto em nível pessoal como global. No âmbito tecnológico, quer dizer que você está sempre disponível, por e-mail e através do perfil perfeitamente atualizado nas redes sociais", assinala Tiffany em entrevista telefônica com a Agência Efe.

A diretora americana viajou para Cannes (França) para assistir à feira de conteúdos audiovisuais MIPTV, onde será realizada a apresentação europeia de seu último filme. "Também participarei de uma conferência sobre os caminhos que se abriram para os cineastas na hora de criar nossos conteúdos", especifica.

Tiffany afirma que as novas tecnologias têm "o lado bom e o ruim" e que "agora podemos nos conectar às pessoas, assim como diferentes ideias e perspectivas. Os grandes problemas sociais também fazem com que as pessoas se unam de forma solidária através da internet para tentar solucioná-los", explica.

"As redes sociais exigem muita concentração e isso distrai a pessoa de outras coisas que passam ao seu redor mas, globalmente, acho interessantíssima a forma como todos essas milhões de mentes se unem através da rede, porque essa união tem um potencial enorme", proclama.

Entre os benefícios da internet, a diretora destaca a possibilidade de trabalhar sem sair de casa: "Sou mãe de dois filhos e, às vezes, é complicado conciliar a vida pessoal e a profissional. Me sinto muito sortuda por ser uma mulher no século XXI, onde tenho a opção de tomar minhas próprias decisões".

Na opinião de Tiffany, a internet também aperfeiçoou as opções educativas para os habitantes de países em desenvolvimento: "Muitas pessoas não têm o acesso a um sistema educacional de qualidade, e a internet oferece a opção de adquirir os conhecimentos que essas pessoas não poderiam ter de outra forma".

Tiffany explica a sociedade está cada vez mais individualista, onde o sentido tradicional de 'comunidade' perdeu grande parte de sua origem, mas que pode ser transformada.

"Hoje me sinto parte de muito mais comunidades que em toda minha vida, e isso me faz sentir conectada a múltiplos níveis. As comunidades virtuais se complementam com a tradicional. A tecnologia só nos oferece ferramentas para que possamos experimentar novas formas de interconexão", assevera.

Como não podia ser de outra maneira, as redes sociais tiveram um papel crucial na realização de "Connected". "Promovi o filme através do Twitter e do Facebook, e também mantive conversas com os espectadores através do meu site", lembra Tiffany.

"Consultei muitas vezes meus fãs enquanto fazia o projeto: pedi ideias para a trilha sonora e também tirei dúvidas. O processo de fazer um filme é muito colaborativo, e a internet não fez mais que acrescentar a importância desta cooperação", detalha.

Fundadora dos prêmios Webby, que anualmente premiam o melhor da internet, Tiffany se arrisca a imaginar as próximas inovações da internet.

"Suponho que a partir do Twitter e do Facebook ainda vão criar muitas coisas interessantes. Quando lancei os Webby, em uma das primeiras edições apareceram uma dupla de meninos muito jovens, vestidos de 'skaters', com uma coisa que se chamava 'Google'. Quem teria imaginado que aqueles jovens iriam mudar o mundo?", questiona a diretora.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo