Topo

Faye Dunaway será estrela de cartaz do Festival de Cannes 2011

04/04/2011 11h18

Paris, 4 abr (EFE).- A atriz americana Faye Dunaway é a estrela do cartaz da próxima edição do Festival de Cannes, que será realizada entre 11 e 22 de maio, anunciaram nesta segunda-feira os organizadores do evento.

Um retrato de Faye tirado pelo fotógrafo e cineasta Jerry Schatzberg em 1970 foi escolhido para anunciar a 64ª edição do Festival, cujo júri será presidido por Robert de Niro.

Os organizadores explicaram que a escolha da fotografia da atriz de "Chinatown" e "Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas" se deve ao fato de ela encarnar "um sonho de cinema" que o Festival pretende perpetuar.

Faye é "um modelo de sofisticação e de graça intemporal", acrescentaram os responsáveis pelo festival, que anunciarão em 14 de abril a seleção de filmes que concorrerão este ano.

O cartaz do festival de 2011 apresenta a atriz sobre um fundo preto e mostra apenas suas pernas e seu rosto, entrelaçados pelo número 64, em alusão à edição deste ano.

O autor da fotografia, o cineasta nova-iorquino Schatzberg, foi agraciado com a Palma de Ouro por "Espantalho" (1973) e começou sua carreira como fotógrafo.

Seu trabalho nessa área foi prestigiado pelo músico Bob Dylan, que o escolheu para ilustrar a capa de seu álbum "Blonde on Blonde".

Além de dirigir "Puzzle of a Downfall Child", interpreta o protagonista, lembraram os organizadores de Cannes.

Esse filme foi seguido por "Os Viciados" (1971), com Al Pacino, e "Espantalho", que foi protagonizado por Faye.