Topo

Soprano japonesa interpretará Madame Butterfly para ajudar vítimas do tremor

03/04/2011 15h44

Roma, 3 abr (EFE).- A ópera "Madame Butterfly", de Giacomo Puccini, se transformará nesta segunda-feira em um hino de solidariedade graças à soprano japonesa Fuyiko Hirai, que doará o dinheiro arrecadado em sua atuação em Roma para ajudar as vítimas do terremoto que devastou o nordeste do Japão em 11 de março.

Acompanhada de uma meio-soprano, dois cantores com esse mesmo tom, um barítono e uma pianista, Fuyiko Hirai vai interpretar a heroína japonesa da ópera de Puccini na igreja de Todos os Santos, situada no centro histórico de Roma.

Ela explicou à Agência Efe que, desde o terremoto no Japão, queria organizar algum evento beneficente para arrecadar fundos em prol das vítimas do tremor.

"Cantar é o que sei fazer", afirma Hirai, que usará sua voz para sensibilizar os italianos sobre os problemas no Japão com dois concertos beneficentes, um nesta segunda-feira com a ópera "Madame Butterfly" e outro na próxima quarta-feira, quando interpretará peças musicais de diversas óperas.

"Para nós japoneses que vivemos fora, a vida não muda em nada, mas a cada dia e a cada momento chegam novas informações sobre o desastre, e nos sentimos muito mal. Todos os dias há um sol muito grande, mas sempre dentro de mim há uma grande escuridão", afirmou Fuyiko.

Ao fim de cada concerto, a soprano e outros companheiros unirão suas vozes para entoar uma emotiva canção japonesa intitulada "Minha Pátria", que fala sobre os sentimentos dos emigrantes que, em algum momento, tiveram de abandonar o Japão.