Topo

Cannes homenageará ator francês Jean-Paul Belmondo

30/03/2011 14h10

Paris, 30 mar (EFE).- A próxima edição do Festival de Cinema de Cannes, que será realizada entre os dias 11 e 22 de maio, homenageará Jean-Paul Belmondo, ao que os organizadores definem como "um dos maiores atores franceses de todos os tempos".

No dia 17 de maio, o ator, que participou de filmes como "O Demônio das Onze Horas" (1965), de Jean-Luc Godard, participará da cerimônia em sua honra na qual estreará o documentário "Belmondo, trajetória", de Vincent Perrot e Jeff Domenech.

Conhecido entre seus amigos com o diminutivo de "Bebel", Cannes reforça seu extraordinário talento, a amplitude de seu registro, o carisma de sua personalidade e a precisão de sua atuação, que o tornaram em "uma das personalidades do cinema francês mais queridas pelo público".

O ator estreou na indústria cinematográfica em 1958 com o filme "Les tricheurs", de Marcel Carné, mas foi em 1959 quando deu o salto à fama pelas mãos de Godard com o filme "Acossado".

Artista da nouvelle vague francesa, Belmondo, que em abril completará 78 anos, interpretou em diversos longas-metragens, fundamentalmente de ação, como "O Ladrão Aventureiro" (1967), de Louis Malle, e "Borsalino" (1970), de Jacques Deray, conciliando, segundo Cannes, "o melhor do cinema popular dos anos 1960 e 1970".

A 64ª edição do Festival será apresentada pelo ator, produtor e diretor americano Robert de Niro, enquanto o júri da seção "Un Certain Regard" (Um Certo Olhar, do francês) será liderado pelo cineasta servo-bósnio Emir Kusturica.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cannes homenageará ator francês Jean-Paul Belmondo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade