Topo

Entretenimento

Centro Cultural Niemeyer é inaugurado na Espanha para unir culturas

26/03/2011 15h51

Avilês (Espanha), 26 mar (EFE).- O Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer de Avilês, a primeira obra que leva o nome do arquiteto brasileiro na Espanha, foi inaugurado neste sábado como um espaço aberto ao mundo que possibilita o diálogo entre diferentes culturas.

O centenário arquiteto discursou no ato institucional de inauguração através de uma carta lida pelo seu neto, Carlos Oscar Niemeyer, na qual expressava seu desejo que o centro que leva seu nome "permita um belo diálogo entre diferentes modos de comunicação artística e uma interação entre diversas culturas".

Niemeyer, nascido no Rio de Janeiro em 1907, quis transmitir o agradecimento pela culminação de sua obra projetada para Avilês, "realizada com o maior carinho", e que lhe alegra por tratar-se de seu primeiro trabalho concebido para a Espanha.

"Uma nação amiga que admiro em particular por seu extraordinário legado artístico e literário", prosseguia Niemeyer em sua carta, marcada pela emoção "neste momento único" dentro de sua longa trajetória como arquiteto.

Durante o ato institucional, o ministro de Presidência, Ramón Jáuregui, expressou seu convencimento que não foi uma casualidade que Niemeyer tenha escolhido as Astúrias para projetar esta obra, "porque em nenhum outro lugar da Europa é tão bem representado como aqui, neste povo, por seu trabalho, solidariedade e esforço".

Para o advogado e patrono da Fundação que administrará o centro, Antonio Garrigues, o Centro Niemeyer é "um impossível transformado em realidade" e pediu que abra espaço para culturas até agora pouco conhecidas, como a chinesa, a japonesa e a indiana.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento