Topo

Dilma inaugura exposição de artistas brasileiras visitada por Obama

23/03/2011 21h31

Brasília, 23 mar (EFE).- A chefe de Estado brasileira, Dilma Rousseff, inaugurou nesta quarta-feira a exposição de arte "Mulheres, artistas e brasileiras", que o presidente dos EUA, Barack Obama, pôde visitar no sábado passado.

"Essa é uma afirmação das mulheres brasileiras, que foram capazes de produzir artistas fantásticas, com talento para expor em todo o Brasil e no mundo", disse Dilma na inauguração da mostra, que abrirá suas portas ao público a partir de quinta-feira no Palácio do Planalto.

A exposição, realizada por ocasião das celebrações do Dia da Mulher, inclui cerca de 80 pinturas, gravuras, tapeçarias e esculturas de artistas brasileiras do século XX, entre as quais se destaca o famoso quadro "Abaporu", de Tarsila do Amaral.

O "Abaporu" foi cedido especialmente por seu proprietário, o argentino Eduardo Costantini, e é exibido normalmente no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires.

A exposição também inclui alguns dos trabalhos de Anita Malfatti, que é uma das principais representantes brasileiras do Modernismo junto a Tarsila, e de Zelia Salgado, Tomie Ohtake e Leda Catunda.

Entre as obras expostas se encontra um trabalho da artista plástica Djanira da Motta e Silva, que costuma decorar o escritório pessoal de Dilma no Palácio do Planalto.

Além das obras de arte, serão expostas oito bonecas de barro, de entre 24 e 30 centímetros, que têm temática feminina e foram elaboradas por artesãs do Vale do Jequitinhonha, uma região localizada no estado de Minas Gerais.

"Temos bonecas que são de nível internacional", disse a governante antes de dar dois beijos em uma artesã octogenária que expõe seu trabalho na mostra.

Obama, acompanhado de sua mulher Michelle, foi o primeiro convidado ilustre a admirar a exposição no sábado passado, no primeiro dia de sua viagem latino-americana, que também o levou a Chile e El Salvador.

A mostra estará aberta ao público de forma gratuita entre esta quinta-feira e o dia 5 de maio, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, na capital brasileira.